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Os veículos Todo-o-Terreno estão preparados para circular em terrenos muito acidentados e enfrentar certas dificuldades que os veículos convencionais são incapazes de ultrapassar. Nos casos de subidas e descidas íngremes é necessário, antes do mais, ter em conta dois aspectos fundamentais: a inclinação, cujos valores recomendados variam de modelo para modelo; e a capacidade de aderência ao terreno, a qual é determinada pelo tipo de pneus usados.
Outros aspectos importantes:
1. Antes de iniciar a travessia faça um reconhecimento do terreno a pé. Verifique se existem obstáculos na pista, tais como pedras, troncos, etc. Estes objectos numa subida, por exemplo, podem provocar uma inclinação superior à aconselhada e causar o capotamento. Por outro lado, é sempre importante verificar a que distância se encontra o fim da rampa, de maneira a planear com alguma segurança toda a travessia.
2. As subidas e descidas devem ser enfrentadas sempre de frente e nunca em diagonal, de modo a evitar o capotamento.
3. Nas descidas deve ser usado o travão do motor. O uso dos travões ou da embraiagem pode levar o condutor a perder o controlo do veículo e, no limite, a provocar o capotamento. Se mesmo com o travão do motor não conseguir manter o controlo do, 4x4, é ainda possível recuperar a trajectória através de uma leve aceleração.
4. Se numa subida a viatura, for abaixo, deve proceder do seguinte modo:
- Segurar o TT com os travões e, travão de mão;
- Colocar a marcha-atrás em redutoras;
- Pôr o veículo a funcionar e soltar, em simultâneo, o travão de mão e de pé, deixando o travão-motor funcionar em marcha-atrás (nestes casos, nunca se deve fazer uso de travões ou da embraiagem).
5. Nas inclinações laterais, além destas precauções gerais, é preciso ainda ter em conta que: o peso da bagagem e da carga devem estar bem distribuídos; nunca é aconselhável parar enquanto o veículo não se encontrar estabilizado; se o veículo ameaçar tombar é preferível não contrariar e virar logo as rodas no sentido da descida;
evitar sempre passar por cima de pedras ou de outros obstáculos que possam provocar mudanças rápidas do ângulo de inclinação do 4x4.
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