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  .Condução sobre diferentes tipos de Terreno
    .condução sobre lama
 

 

Neste tipo de condução a estabilidade do veículo depende essencialmente da consistência da lama. Quanto mais densa mais difícil se torna a rodagem.
Nos caminhos enlameados é normal encontrarem-se sulcos deixados pela passagem de outros veículos. Se não se apresentarem muito profundos, deve circular-se sobre eles, já que proporcionam uma melhor tracção e, por isso, um melhor controlo do veículo. Pelo contrário, se forem demasiado fundos devem ser evitados, sob pena do chassis ou diferenciais ficarem assentes entre os sulcos e assim imobilizarem o veículo.
Apesar da condução sobre lama apresentar sempre riscos imprevisíveis, existem algumas regras que normalmente são suficientes para evitar situações mais complicadas:

1. Nunca esquecer o material de apoio: pranchas sólidas, cintas de reboque. hi-lift, guincho eléctrico e também correntes de neve.

2. O veículo deve avançar a uma velocidade constante, sem mudanças bruscas de velocidade.

3. Quando a lama é demasiado espessa, deve baixar-se a pressão dos pneus, aumentando assim a superfície de contacto com o solo. Pelo contrário, se encontrar uma camada de lama pouco profunda, deve aumentar a pressão, de modo a facilitar o afundamento do pneu, e assim a atingir o terreno mais firme existente sob a lama. Depois de atravessados os obstáculos é necessário regularizar novamente a pressão dos pneus.

4. Nas curvas, quando o veículo derrapa não se deve travar mas sim acelerar suavemente, pois desta forma é mais fácil recuperar o controlo da direcção e evitar o atascamento.

5. Quando o veículo fica imobilizado na lama, deve recuar-se o mais possível e então avançar de novo a uma velocidade mais elevada. Se mesmo assim o TT continuar atascado, deve eliminar o máximo de peso possível (passageiros. equipamento pesado, etc.) e retirar toda a lama acumulada debaixo das rodas e da frente do veículo. Use depois um hi-lift para elevar o veículo e colocar debaixo das rodas todo o tipo de objectos sólidos, como pedras, galhos, troncos, pranchas ou mesmo o pneu sobresselente. O arranque deve fazer-se: acelerando o mínimo possível.

6. Depois de atravessadas as zonas de lama é desengrenar a tracção e limpar as rodas e os órgãos mecanicos mais sensíveis, principalmente os travões.


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