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.Precauções e Normas Básicas

   
 

Na condução em estrada a segurança do veículo e dos seus passageiros dependem essencialmente de uma regra fundamental: precaução. Na prática do Todo-o-Terreno existem ainda mais motivos para considerar a precaução a norma das normas. Com efeito, as dificuldades e os factores de perturbação aumentam significativamente, exigindo uma preocupação acrescida com a segurança. É preciso ter em conta, por exemplo, que o estado dos terrenos varia muito facilmente, devido à Influência directa das condições atmosféricas. Num curto espaço de horas as pistas podem tornar-se intransitáveis, por acção das chuvas, vento, etc.
Neste capítulo pode encontrar um breve conjunto de normas básicas que devem ser escrupulosamente observadas na prática do Todo-o-Terreno.

. Combustível.
Antes de iniciar uma viagem ateste sempre o depósito.

. Os pneus.
Num veículo Todo-o-Terreno os pneus encontram-se sujeitos a todo o tipo de agressões, pelo que é essencial que estejam sempre em perfeitas condições.

. Equipamento de apoio.
Deve transportar sempre consigo algum equipamento básico para fazer face a qualquer situação imprevista. Instrumentos mais importantes: bússola, macaco hi-lift, guincho eléctrico, pranchas, cabos de reboque, pá, pequena caixa de ferramentas, luvas de trabalho e pequena tábua de apoio ao hi-lift. Se viajar sozinho, situação pouco recomendável, é mais seguro levar um telemóvel ou um aparelho de rádio para, se necessário, solicitar ajuda.

. Cinto de segurança.
É aconselhável circular sempre sob a protecção do cinto de segurança. Qualquer travagem brusca, um obstáculo oculto ou outra situação que desestabilize o veículo, pode ser suficiente para projectar os passageiros, e em especial o acompanhante, contra o pára-brisas. Todavia, no Todo-o-Terreno, o uso do cinto de segurança é facultativo.

. Posição das mãos ao volante.
É muito importante manter uma posição correcta das mãos ao volante. Uma postura errada pode, em certas situações, causar ferimentos graves. As mãos devem prender o volante sempre por fora deste. Assim, no caso de ser necessário executar uma mudança de direcção brusca ou de se registar uma pancada mais forte da direcção, as mãos estão menos vulneráveis e encontram-se livres para recuperar o controlo do veículo.

. Leitura e percepção do terreno
Procure conhecer o terreno onde vai começar a circular. Faça um exame das condições do terreno e dos eventuais obstáculos que poderá vir a encontrar. Avalie o grau de dificuldade e risco de cada trilho. Se tiver dúvidas quanto à viabilidade da travessia, é preferível não arriscar.

. Transmissão
O modo de funcionamento da tracção às 4 rodas difere de modelo para modelo. Em alguns casos é possível activar a tracção 4x4 em andamento, noutros é necessário imobilizar o veículo para realizar esta operação. Em todo o caso, a tracção 4x4 só deve ser usada em pisos em mau estado ou escorregadios, sob pena de criar fortes tensões na transmissão e assim afectar a vida útil dos componentes mecânicos.

. Vidros e Antena
É aconselhável manter os vidros fechados e recolher a antena durante a travessia de zonas com uma vegetação alta e densa. Deste modo evitam-se, entre outros inconvenientes, danos na antena, golpes e arranhões na cara e investidas de insectos.

. Desatascar um TT
Se o seu veículo se atascar, independentemente do tipo de solo, pode ser contraproducente insistir em sair da situação só com a força do motor, pois o mais provável será atascar-se ainda mais. A solução, muitas vezes, é tão simples como esvaziar ligeiramente os pneus ou retirar alguma pedra que esteja a provocar o atascamento (ver capítulo 3 dedicado às principais técnicas de desatascamento)

. Travão-motor
É importante habituar-se a usar sempre o travão-motor em vez do pedal. Em caso algum deve circular com a viatura em ponto morto.

. Trovoada
Em caso de trovoada é mais seguro manter-se dentro da viatura, com os vidros fechados, numa zona baixa e afastada de árvores. Caso se encontre junto a um curso de água tenha cuidado com a subida brusca das águas.

Deve ainda ter em conta os seguintes aspectos:

- a acumulação de folhas secas em certas depressões pode esconder buracos no terreno;
- pedras e raízes, aparentemente fáceis de transpor, podem danificar os pneus e a direcção;
- ramos baixos podem facilmente partir o pára-brisas de uma viatura;
- depois de passar por água trave várias vezes para secar os travões;
- evite atingir os valores máximos indicados no inclinómetro e tenha em atenção a carga no tejadilho;
- a aderência dos TT em relva é relativamente precária.


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